Organização e Limpeza no Canteiro de Obras na Transamazônica/PA

Publicado por: Glícia Favacho

IMG_2493


A sujeira e a desorganização trazem dificuldades quando se trata do local de trabalho, além de causar acidentes e diminuir a eficiência da produtividade. Em vista disso, o Programa de Educação Ambiental realizou um Diálogo Diário de Segurança (DDS) com os colaboradores da construtora Arteleste, responsáveis pela construção da ponte sobre o rio Pucuruí, na rodovia Transamazônica (BR-230/PA), sobre a organização e limpeza no canteiro de obras.

Foi destacado a importância de cada trabalhador realizar a limpeza do local de trabalho, separar os resíduos produzidos pela obra e manter o canteiro arrumado para evitar acidentes. Explanou-se rapidamente sobre a metodologia 5S (senso de utilização, organização, limpeza, padronização e de disciplina), seu propósito visa melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza, identificação de materiais, espaços, manutenção e melhoria do próprio 5S.

O DNIT, através do Programa de Educação Ambiental da BR-230/422/PA realiza essas ações visando transformar atitudes e comportamentos em relação ao ambiente natural e organizacional que os colaboradores estão inseridos.